27.3.17

Sebo Encanto Radical, Coleção Círculo do Livro, 2017


O Sebo Encanto Radical é um site specific, ou um sebo-parasita, que instalei na Banca Tijuana, em São Paulo. Inaugurado em janeiro de 2017, a primeira coleção comercializada pelo sebo é a que lhe dá nome: Encanto Radical, série de minibiografias da Editora Brasiliense iniciada na década de 1980A segunda coleção do sebo é uma seleção de minhas capas prediletas do Círculo do Livro, editora-clube-de-leitores que a partir da década de 1970 editou de best sellers à chamada “alta” literatura. 


Em meados da década de 1980, o Círculo do Livro teve das melhores capas de literatura que já vi / li / tive – dentre elas, Macunaíma, de Mário de Andrade, e Bestiário, de Júlio Cortázar, foram as edições que tive ainda na adolescência. Nestas capas, me chama a atenção - além da capa dura revestida por uma espécie de papel telado impresso - certas ousadias de desenho (na verdade, um projeto gráfico que parece partir sempre da ilustração) e o modo como a cor é tratada exatamente como COR (para mim, artista visual, este é um dado relevante), numa impressão que dá às capas status visual de gravura. 

Como leio na rua, em filas, em salas de espera ou no transporte público, fico bastante satisfeito quando posso, com orgulho, mostrar que estou lendo determinado livro e ainda ostentar sua bela capa. É muito frustrante ter vergonha de uma capa. Designers gráficos deveriam pensar que capa não é isca para consumidor em site de livraria, mas algo que compõe a indumentária do leitor, uma espécie de objeto de cena. Os 12 títulos do Círculo do Livro que passam a fazer parte do Sebo Encanto Radical é minha singela homenagem a capas que embelezam a cena de alguém que lê.

Abaixo, as 12 capas/livros (se quiser que aumentem, clique sobre as imagens):













Seguindo a marca registrada do Sebo Encanto Radical, todos os exemplares da Coleção Círculo do Livro têm duas marcas em alto relevo: um texto, logo nas primeiras páginas, e a traça de livro que é o "logo" do sebo, em alguma página aleatória do miolo - como nas imagens abaixo.





E, para fazer jus ao texto da marca em relevo da coleção, todos os exemplares são vendidos com um bilhete de metrô da cidade de São Paulo, válido para uma viagem.