30.7.16

The Imbecil, 2016

impressão risográfica sobre papel jornal
40 x 30 cm
24 páginas
primeira edição de 300 exemplares para a mostra Verbo 2016


The Imbecil é um jornal totalmente em branco com apenas o título impresso na capa. Feito para a mostra de performances Verbo 2016, da Galeria Vermelho, o trabalho cruza lógicas editoriais e performáticas. 

Nas quatro noites da mostra, entre 26 e 29 de julho de 2016, Camila Valones e Tiago Luz leram o jornal todo o tempo, ora alheios ao entorno, ora interagindo com as pessoas, sempre com o jornal bastante visível para o público. The Imbecil foi vendido na Banca Tijuana por R$ 4,00, preço da Folha de São Paulo e do Estado de São Paulo, criando um mecanismo de indução cuja própria performance era a publicidade do jornal, reproduzindo assim uma das estruturas do capital. Vender o jornal também foi uma forma de vender a performance pois, ao possuir o jornal, qualquer um pode repetir a ação onde e quando quiser.




Acima, imagem roubada da internet, de Bruno Rudolf.

 Acima, imagem roubada do Instagram da Galeria Vermelho.






Acima, imagem roubada da internet, de André Ligeiro.




Abaixo, imagens de Edouard Fraipont.









Abaixo, The Imbecil na Banca Tijuana.




Nas imagens seguintes, The Imbecil na 11a Feira Tijuana, na Casa do Povo, em 03 e 04 de setembro de 2016..







Abaixo, The Imbecil na exposição JUMP, no CAC Brétigny, em Brétigny sur Orge, na França, performado  por Fabien de Chavanes.





Nas imagens a seguir, The Imbecil na Feira Flamboiã, em Florianópolis em dezembro de 2017, performado  por Ailton Pereira Junior.





Abaixo, The Imbecil na exposição InLocus, SESC Santo Amaro, São Paulo, em 27 e 28/10/2018, performado por Camila Valones, Tiago Luz e Alan Scherk.