23.2.18

pq, 2017

adesivo de corte sobre parede
210 x 50 cm (aproximadamente, altura variável)
edição de 5 + p.a.
clique sobre a imagem para possibilitar a leitura



pq faz parte de uma série de obras textuais escritas fora da ortografia, da sintaxe e da leitura linear da esquerda para a direita. Alterada a ortografia, somente com a oralização letra a letra, em pensamento ou em voz alta, percebe-se a semântica e o significado do texto: "corpo que de pé se despe, que de pé te pede, que de pé queda, que da queda, quer que te deseje". A leitura não se baseia na imagem da palavra, geralmente memorizada de antemão já na alfabetização, mas em sua soletração que gera som, liberando o texto para se configurar por outras imagens. 

pq estrutura-se em um jogo no qual as letras p, q, d e b formam uma coluna. Essas letras, sobretudo em fontes modernas, são iguais, têm o mesmo desenho, mudando apenas a posição. O próprio título é baseado nessa semelhança aludindo também às novas formas de escrita, já que a partir da simplificação da língua na era digital, "pq" é lido como "porque", na língua portuguesa.

Abaixo, imagem do trabalho na exposição Sala de Leitura, curadoria de Galciani Neves, em 2017 no SESC São Carlos. (Na época, o trabalho ainda não tinha título, por isso está "sem título" na imagem. Agora tem.)