5.12.12

Bandeira, 2012

impressão digital por sublimação sobre tecido de poliéster, ilhós e costura
85 cm x 130 cm
edição de 03 + p.a.



Nas imagens acima, a frente e o verso da bandeira.

Este trabalho é uma bandeira composta por duas imagens: de um lado, uma fotografia do enterro do estudante Édson Luis Lima Souto, morto pela polícia militar em março de 68 no Rio de Janeiro, fato que desencadeou uma onda de protestos populares contra a ditadura, culminando com o decreto do AI-5 em dezembro do mesmo ano; do outro lado da bandeira, uma fotografia do enterro de Tancredo Neves, primeiro presidente civil desde o golpe de 1964 no Brasil. Em ambas as imagens, que pontuam o começo e o fim do período de repressão no país, os caixões, do estudante e o do presidente, estão cobertos com a bandeira brasileira.








Nas imagens abaixo, a obra na exposição Voces en la multitud, que aconteceu em abril de 2014 no Centro Cultural Inca Garcilaso, em Lima, Peru, exposição que faz parte da II Bienal de Fotografia de Lima. Na primeira imagem, de Rafael Assef, vista interna da exposição; na segunda, de Denise Gadelha, vista da janela externa do prédio.   



A seguir, imagem da obra na exposição COL., no Centro Galego de Arte Contemporánea, em Santiago de Compostela, Espanha. Foto de Per Rueda.